Ser Influencer
Digital influencer: o que é, quanto ganha e como se tornar um?
Com a evolução da internet e a mudança na forma como as pessoas consomem informações e produtos, surgiu a figura do digital influencer ou, em bom português, o influenciador digital.
Mas o que é influenciador digital?
O digital influencer é a pessoa capaz de influenciar o comportamento e opinião de milhares de pessoas por meio do conteúdo que publica em seus canais de comunicação, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
O termo se tornou tão comum que é provável que, antes de começar a ler este post, você tenha visto algum perfil das redes sociais no qual a pessoa se descreve como um influenciador digital.
E, a não ser que você não esteja nas redes sociais, já deve ter ouvido falar de nomes como Whindersson Nunes, Pc Siqueira, Camila Coutinho e Thaynara OG, certo?
Afinal, o que essas personalidades da web fizeram para atrair tantos seguidores? Será que é possível, MESMO, usar a sua influência na internet para gerar renda?
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Vantagens:
Mobilidade
Uma das maiores vantagens para pessoas que trabalham com a internet é a possibilidade de trabalhar remoto, seja em casa, no trânsito ou de qualquer lugar do mundo. Basta ter internet, um smartphone, uma câmera e/ou um computador portátil para estar conectado com todos os seus seguidores.
Liberdade editorial
Outro fator positivo da profissão de influenciador é que eles podem produzir o conteúdo que quiserem sobre o assunto que têm mais interesse, exceto nos casos que essa liberdade editorial é negociada com a empresa que contratou o serviço.
Acesso a experiências
Nos dias de hoje, o influenciador é um dos profissionais mais procurados para endossar produtos e serviços. Por causa disso, eles obtêm certas vantagens no contrato que vão além do cachê, como viagens, acesso à eventos e até mesmo produtos.
Esse tipo de recompensa é comum principalmente no início, quando o influenciador ainda não construiu a sua autoridade naquele nicho, e troca a sua influência por produtos ou serviços do anunciante, a chamada permuta.
Agenda flexível
Como a maior parte do trabalho do influenciador pode ser realizada em casa, ele também tem mais liberdade para organizar sua agenda e distribuir seu dia entre compromissos pessoais e profissionais.
Mas é importante ter atenção nesse ponto e não ser flexível demais nos horários, pois você precisará produzir conteúdo constantemente para seus canais, se quiser manter sua audiência engajada.
Desvantagens:
Passar menos tempo com a família
Conforme a demanda pelo seu trabalho aumenta, é possível que você tenha que realizar algumas viagens e comparecer à eventos para divulgar produtos e serviços, o que significa passar mais dias longe de casa. Esse pode ser um grande empecilho para pessoas muito apegadas à família, principalmente, para os influenciadores que têm filhos.
Mas não desanime! Pense da seguinte forma: quanto mais valor você gerar para a empresa que contratar seus serviços, mais fácil será negociar condições, inclusive, solicitar que seus familiares viagem com você.
Falta de privacidade
Por causa do excesso de exposição, muitos seguidores sentem como se te conhecessem e podem ser invasivos durante seus momentos de lazer. É comum que essas pessoas tenham interesse em tirar uma foto com você, mas é importante estabelecer limites para preservar sua privacidade e das pessoas que estiverem te acompanhando.
Haters
Os haters são aqueles usuários cuja maior distração é entrar em perfis de pessoas conhecidas para fazer comentários maldosos.
De acordo com a quantidade de comentários que essa pessoa fizer, e o nível da ofensa, o melhor caminho é ignorar. Em caso de comentários preconceituosas ou ameaças a sua segurança, tire prints das postagens e entre em contato com delegacias especializadas em crimes virtuais.
Calotes de empresas
A notoriedade dos influenciadores não os deixa imunes à pessoas e empresas que não cumprem o que foi combinado. Por isso, antes de fazer uma parceria, pesquise o anunciante, veja comentários de clientes e, sempre que possível, formalize a conversa em um contrato de prestação de serviços.
Caso não exista um contrato, certifique-se de deixar documentados os e-mails e mensagens trocadas.
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Quanto ganha um digital influencer
Mas afinal, quanto um digital influencer ganha?
Não existe um número certo, tudo depende da quantidade de seguidores que você tem nas suas redes sociais.
No entanto, já existem algumas pesquisas que mostram o valor médio que esses profissionais ganham por parceria.
Com essas informações em mãos, cabe a você decidir se vale a pena abandonar seu emprego convencional para dedicar mais tempo à internet e aos seus seguidores.
YouTube
O campeão de rendimentos é o YouTube.
Uma reportagem recente da Revista Época NEGÓCIOS mostrou que um grande digital influencer no Brasil ganha entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por campanha no YouTube, enquanto canais menores recebem entre R$ 1 mil a R$ 5 mil.
De onde vem esse valor?
Quando você opta por monetizar seus vídeos no YouTube, a plataforma repassa de U$ 0,60 a U$5 a cada mil visualizações, este valor varia conforme seu nicho de atuação.
Além disso, os youtubers também geram renda de outras formas: com vídeos patrocinados por empresas, publicação de livros, consultorias, cursos online e muito mais.
Por exemplo: um youtuber que tem um canal de culinária pode publicar um livro de receitas e conseguir um alto volume de vendas graças à influência que já possui. Ou criar um cursos online com receitas exclusivas!
Confira mais em nosso Hotmart Tips sobre o tema:
No Instagram, os cachês são negociados a partir do CPM (custo por mil impressões). Estima-se que um usuário com mais de 100 mil seguidores na rede pode receber entre 5 mil e 10 mil reais por anúncio patrocinado.
Esse valor é incrementado se o influencer fizer mais de um post, utilizar hashtags, gravar vídeos na função stories, etc.
Descubra mais sobre como ganhar dinheiro no Instagram em nosso ebook gratuito:
Twitter e Facebook
A Bloglovin, agência de publicidade de Nova York, fez uma pesquisa com 2.500 influenciadores norte-americanos e descobriu que:
- 90% dos entrevistados cobram menos de US$ 250 por post no Facebook.
- No Twitter, 96% dos influenciadores cobram menos de US$ 100 por post.
Não existem números sobre os influenciadores brasileiros, mas é possível extrair uma média a partir dos dados acima.
Considere sua quantidade de seguidores e o engajamento da sua audiência na página (likes, compartilhamentos, etc.) para encontrar um valor que seja atrativo tanto para você quanto para o anunciante.
Blog
De acordo com o site Dummies, influenciadores digitais podem ganhar entre U$175 e U$ 5000 + por postagem patrocinada.
Assim como nas redes sociais, o valor varia conforme o volume de visitas do blog, como mostra o gráfico abaixo:
10.000 a 50.000 visitas mensais: U$175 a U$250 por post
50.000 a 100.000 visitas mensais: U$250 a U$500 por post
100.000 a 500.000 visitas mensais: U$500 a U$1,000 por post
Mais de 500.000+ : U$1,000 a $5,000+ por post
Como ganhar dinheiro como digital influencer
Existem várias formas de gerar renda com sua influência online, seja direta ou indiretamente. Conheça as mais comuns:
Posts patrocinados
Os posts patrocinados funcionam da seguinte forma: uma empresa paga um valor e, em troca, você indica o produto ou serviço dela.
O texto do post ou o roteiro do vídeo podem ser escritos pelo anunciante, mas recomendamos que você participe ativamente do processo para que ele soe o mais pessoal e genuíno possível.
O valor dos publiposts deve ser definido pelo influenciador digital, de acordo com sua audiência, ou seja, quanto mais seguidores você tiver, mais poderá cobrar.
Apesar dos posts patrocinados serem uma prática comum, é preciso ter cuidado para recomendar produtos, e escolher apenas aqueles que você conhece e confia. Também é interessante incluir hashtags para identificar esse tipo de conteúdo, como #publipost, #jabá, entre outras.
Participação em eventos
A participação em eventos é outra forma de ganhar dinheiro com suas redes sociais, apesar de ser menos comum.
No início, a maioria dos eventos que você participará será no modelo de permuta, mas a partir do momento que você se tornar reconhecido,sua presença se tornará um ativo para empresas e marcas, o que significa que você poderá cobrar por isso.
Palestras
Se você já é uma autoridade no seu nicho, também pode oferecer consultorias e palestras sobre o tema que domina.
Esses eventos também são uma boa oportunidade para fazer conexões com outras pessoas do seu mercado e firmar parcerias de negócios com marcas.
Marketing de Afiliados
Outra modelo de negócio que pode render bons resultados para os influenciadores digitais é o Marketing de Afiliados, que consiste em anunciar produtos de terceiros no seu blog, canal ou redes sociais, em troca de comissões.
A diferença do Marketing de Afiliados para os posts patrocinados é que, no primeiro, a receita é recorrente, cada nova venda realizada por meio dos seus anúncios gera uma comissão, enquanto, no post patrocinado, você recebe um pagamento único.
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Como se tornar um digital influencer
Se você leu até aqui, certamente, está considerando a possibilidade de trabalhar como influenciador digital.
Mas saiba que não é uma profissão tão simples quanto parece, você precisará criar um conteúdo relevante e conquistar a simpatia de muitas pessoas, até que as marcas comecem a te notar.
Ao contrário do que muitos imaginam, ser um influenciador digital não depende de sorte, mas de dedicação e sabedoria para explorar boas oportunidades.
Para isso:
1. Defina bem seu nicho de mercado
Com o aumento do número de influenciadores, escolher um nicho é a melhor forma de ser bem-sucedido nesse mercado.
Pode parecer contra intuitivo, afinal, você está limitando sua audiência. Mas escolher um tema para se especializar ajuda a criar um conteúdo mais assertivo e personalizado.
A escolha do nicho também possibilita que você seja abordado apenas por marcas que tenham interesse no seu trabalho.
2. Entenda as dores de seu público
Após escolher seu nicho, é muito importante que seus conteúdos solucionem uma dor de seu público e que tratem de temas específicos que a audiência realmente está procurando na internet.
Por exemplo, se você vai criar um blog sobre veganismo, entenda quais são as dores e desejos de suas personas sobre o assunto. Mas não tire isso de sua cabeça!
Existem muitas ferramentas na internet, como o Google Keyword Planner e o Answer the Public, que podem te ajudar a entender as necessidades de seu público e as palavras-chave que eles estão procurando nos motores de busca (como o Google e o YouTube).
Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave vai garantir que seu conteúdo seja encontrado na internet e que ele seja, de fato, relevante. O que nos leva ao próximo tópico deste post!
3. Crie conteúdo de qualidade
Para ser um influenciador, não basta apenas tirar fotos bonitas.
É claro que as imagens e vídeos bem produzidos chamam a atenção do público, mas se você não entregar algum valor nas suas postagens, com o tempo, as pessoas vão parar de te seguir.
Para isso, uma boa estratégia é ficar de olho em seus concorrentes e sempre oferecer algo ainda mais rico para sua audiência, pensando em conteúdos que façam você se destacar dos outros criadores.
4. Seja consistente nas suas postagens
Na internet, tudo muda o tempo todo.
Por isso, você não pode contar que o mesmo conteúdo que postou hoje permanecerá relevante por muito tempo.
É preciso criar algo novo, constantemente, para que as pessoas não se esqueçam de você.
A consistência nas postagens também é fundamental para atender as demandas da sua audiência no momento que ela manifesta problemas, e com isso, construir um relacionamento de confiança.
Essa confiança será útil mais tarde, quando você for anunciar um produto ou serviço.
Fique de olho nas tendências e aproveite as novidades para criar conteúdo relevante. Além disso, uma boa dica é ter um calendário editorial e uma frequência fixa de publicações.
5. Interaja com seu público
Ser um digital influencer vai muito além de postar conteúdo. A conexão com o público é um dos fatores mais importantes para que as pessoas confiem em você e te considerem, de fato, alguém influente.
Para isso, use e abuse de algumas ferramentas e funcionalidades que facilitam a interação com seus seguidores:
- Aposte nos Stories do Instagram: faça enquetes, abra caixinhas de perguntas, responda os directs e grave vídeos falando sobre os assuntos pedidos pelos seus seguidores.
- Faça lives: as lives são ótimas para interagir em tempo real com seus seguidores, já que eles podem enviar perguntas e é possível responder de forma instantánea. Pode ser feita no Instagram, no YouTube e no Facebook.
- Responda aos comentários em seu canal de YouTube, blog ou redes sociais.
6. Entre em contato com marcas locais
Nem sempre as grandes empresas vão encontrar seu perfil. Por isso, você deve criar uma relação comercial com marcas locais para reforçar seu portfólio de serviços.
Tire pelo menos trinta minutos do seu dia para entrar em contato com esses anunciantes e propor parcerias.
Muitas vezes, essas empresas vão querer saber mais sobre você.
Tenha sempre um mídia kit atualizado para enviar, incluindo os formatos de parceria e os valores que você cobra por post. Isso passará uma imagem mais profissional.
E falando em profissionalismo, é importante que seu contato com essas marcas também seja adequado.
Verifique quais os meios de contato a marca visada disponibiliza. Se há um contato de e-mail, utilize esse meio e evite mandar inbox nos perfis das redes sociais.