Ser freelancer

Como posso ser um freelancer de sucesso?

O que é ser freelancer?

Um freelancer é, como já foi dito anteriormente, um "profissional (fotógrafo, jornalista, publicitário, arquitecto, etc.) que executa a sua actividade de forma independente, prestando serviços a vários empregadores com os quais não tem um vínculo de trabalho permanente" (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Um freelancer recebe por quantidade de trabalho realizada, por projeto ou até por dia trabalhado.

Quais são as desvantagens?

Saber a priori quais são as desvantagens do modelo de trabalho que procuras adotar é essencial. As maiores desvantagens de trabalhar como freelancer são:

  • a falta de um salário mensal fixo;
  • a falta de horários fixos. Este ponto é também uma vantagem: enquanto freelancer tens que estar consciente que quando menos trabalhares e produzires, menos irás ganhar. Precisas de muita organização para conseguir ser o mais produtivo possível para conseguires otimizar ao máximo o teu tempo!
  • a falta de benefícios existentes na grande parte dos contratos de trabalho fixo (férias remuneradas, subsídios de férias, subsídio de alimentação, entre outros);
  • a grande responsabilidade: um freelancer é um profissional que trabalha maioritariamente sozinho na sua carreira, sendo o único (ou maior) responsável pela imagem dos seus serviços.

Estas são as maiores desvantagens de trabalhar como freelancer e devem ser tidas em conta, sobretudo por todos aqueles que têm muita dificuldade em gerir dinheiro.

Quais são as vantagens?

Do outro lado da balança, estão as vantagens. Ser freelancer é ser um profissional diferente, com mais liberdade mas também mais responsabilidade.

As maiores vantagens de ser freelancer são:

  • poder ganhar mais dinheiro do que com um trabalho fixo. Ser freelancer envolve poder trabalhar para vários clientes e em vários projetos, e ganhar assim ao projeto e não ao cliente. Imaginemos por exemplo um designer que trabalha numa agência: ele realiza vários projetos durante um mês, ganhando sempre o mesmo salário. Ao ganhar ao projeto, iria multiplicar o valor único de projeto: quanto mais projetos, mais dinheiro, e isso é uma variável controlada única e exclusivamente por ele!
  • a falta de horários fixos: o que é uma desvantagem é também uma vantagem! Quando tens o trabalho em dia, podes usufruir de tempo livre e ocupá-lo como quiseres. Podes gerenciar o teu horário como quiseres, para que consigas ter tempo livre em momentos em que os outros estão a trabalhar: isso faz com que evites enchentes, preços altos e trânsito!
  • total controlo na tua atividade: enquanto freelancer, a atividade profissional depende de ti. És tu quem controla os clientes, o fluxo de dinheiro, os investimentos, o marketing e a gestão da tua imagem enquanto profissional. Ter controlo é sinónimo de enfrentar novos desafios e estar sempre em permanente aprendizagem!

Qual é o momento certo para começar uma carreira full-time como freelancer?

Para ter uma carreira de sucesso enquanto freelancer e que permita ganhar dinheiro de forma constante, é preciso planeamento e muitas tentativas e alguns erros.

De forma realista, gostamos de aconselhar às pessoas que têm um trabalho fixo, a irem experimentando o trabalho freelance de forma paralela à sua atividade profissional atual.

Não é fácil, pois o pouco tempo livre que sobra o trabalho fixo terá que ser passado a trabalhar, mas é preciso perceber se uma determinada área e serviços enquanto freelancer podem dar um rendimento que seja suficiente para fazer face às despesas mensais.

Começar agora ou esperar?

Muitos são aqueles que tentam vender a ideia de que ganhar dinheiro como freelancer é fácil e rápido, dizendo às pessoas para abandonarem o trabalho que têm para se dedicarem a cem por cento à nova carreira enquanto freelancer.

Se é verdade que o sucesso chega mais rapidamente quando investimos toda a nossa força e tempo num projeto, nós acreditamos que largar tudo por algo incerto e ainda pouco planeado e estudado não é o caminho a seguir.

  • Ganhar dinheiro como freelancer é possível!
  • Ser freelancer a full-time, de forma cem por cento remota, é possível!
  • Começar uma carreira de freelancer do zero que se torne um trabalho a full-time, é possível!

Mas tudo isso tem que ser feito com planeamento, estudo e aprendizagem e, a menos que a pessoa tenha dinheiro de lado para conseguir face às despesas durante alguns meses, enquanto a nova atividade como freelancer não renda o suficiente, largar tudo e concentrar forças nesta carreira, é possível.

Por outro lado, também é possível começar um projeto de forma paralela ao trabalho atual e fazer crescer, aos poucos, esse projeto para algo a full-time. A vontade de querer mudar de estilo de vida profissional é o primeiro passo: o segundo é investir tempo para aprender e construir a nova atividade profissional.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora